Portugal - Tu podes

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Carne Marinhoa – Região de Turismo Rota da Luz promove acção de sensibilização


A Região de Turismo Rota da Luz promoveu no dia 11 de Julho/07, uma acção de sensibilização relativa à Carne Marinhoa – Denominação de Origem Protegida.


Esta acção teve o objectivo de divulgar as características únicas desta Carne , associada a uma das regiões mais férteis do país continental – a bacia hidrográfica do rio Vouga e Ria de Aveiro, e reconhecendo a interacção do meio ambiente nas especificidades deste produto, a Carne Marinhoa apresenta-se como um produto de excelência e referência na gastronomia regional.


Para além de "Marinhoa", os animais desta raça são muitas vezes apelidados por "gado amarelo" (devido à cor da sua pelagem), "arraina" ou por "vaca da marinha".
A base geográfica da raça bovina Marinhoa é a zona ocidental do distrito de Aveiro e muitas vezes alimentadas por alimentos de natural (feno, pastagens Etc...). Este animal "antigamente" era especialmente uma animal de trabalho assim como existe muitas marcas na Arte Xavega e muito mais( cangas, carroças etc...)


Segundo Pedro Silva, presidente da Região de Turismo Rota da Luz, “é importante divulgar e potenciar os produtos regionais cujos elevados padrões de qualidade são reconhecidos, certificados e monitorizados. A carne Marinhoa é um produto regional com Denominação de Origem Protegida e apresenta características únicas passíveis de se constituírem como relevantes na promoção da gastronomia regional.»


Por isso a importância de proteger esta especie devido a sua beleza e uma especie genuina da região de Aveiro.


Turismo 12.07.07