Portugal - Tu podes

segunda-feira, 14 de abril de 2008

ENETUR IV publicado a 01 de Abril de 2008


UNIVERSIDADE ACOLHE MAIS DE 250 ESTUDANTES DE
TURISMO DE TODO O PAÍS EM IV ENCONTRO NACIONAL
Conferências, estudos de caso, visitas culturais, actividades radicais e
animação fazem parte do programa do IV Encontro Nacional de
Estudantes de Turismo, que decorre de 3 a 6 de Abril.
O evento é promovido pelo Curso de Turismo, Lazer e Património da
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Numa altura em que a importância do Turismo para a economia nacional e mundial é cada vez mais reconhecida, torna-se também evidente que é necessária uma mão-de-obra qualificada para trabalhar neste sector. Para debater e analisar vários temas de actualidade ligados ao sector do Turismo, os futuros profissionais da área reúnem-se, na Universidade de Coimbra, no âmbito do IV Encontro Nacional de Estudantes de Turismo (ENETUR).

A sessão de abertura vai decorrer, pelas 11H00, no dia 3 de Abril, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, e contará com a presença de Cristina Robalo Cordeiro, Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Carlos André, presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Fernanda Cravidão, coordenadora da Licenciatura de Turismo, Lazer e Património, Nuno Almeida, presidente do Núcleo de Estudantes da FLUC e Daniela Oliveira, da Comissão Organizadora do IV ENETUR.

De entre as iniciativas previstas ao longo dos quatro dias, destacam-se os painéis “Coimbra, da Cidade do Conhecimento aos Itinerários do Património”, “Turismo e Saúde – a Reinvenção da Água” e “Espaços Rurais – Dos «Velhos» aos «Novos» Usos”, uma visita cultural a Coimbra, visitas às Termas da Curia e às Termas do Luso e visitas culturais a Aldeias de Xisto. Fazem ainda parte do programa actividades radicais, um Mega Jantar e animação nocturna.

No primeiro painel, que vai decorrer dia 3 de Abril, pelas 14H00, serão oradores António Filipe Pimentel, Pró-Reitor para o Património da Universidade de Coimbra, Luís Alcoforado, presidente do Conselho de Administração da Turismo de Coimbra, Pedro Machado, presidente da Região de Turismo do Centro, e André Oliveira, presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra.

João Pinto Barbosa, secretário-geral da Associação das Termas de Portugal, Adília Ramos, da Escola Superior de Educação do Centro e Jorge Mangorrinha, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, estarão presentes no segundo painel, a decorrer no dia 4 de Abril, a partir das 10H00. Finalmente, no dia 5 de Abril, no Cine-Teatro da Lousã, o painel que reunirá Paulo Carvalho, da FLUC, Carlos Fonseca, da Universidade de Aveiro e Fernando dos Santos Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lousã, decorrerá a partir das 09H45.

Turismo 01/04/ 2008