Portugal - Tu podes

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

I Conferência Mundial sobre Turismo Espacial

De 4 a 6 de Novembro realiza-se na cidade de Estraburgo, em França, a I Conferência Mundial sobre Turismo Espacial, numa iniciativa da Organização Mundial de Turismo e do Turismo Regional da Alsácia, em parceria com a Região da Alsácia e a Cidade de Estrasburgo.
Neste primeiro encontro a nível mundial estarão reunidos astronautas, cientistas e engenheiros do Espaço e profissionais de turismo, permitindo a partilha das suas perspectivas sobre o futuro do Turismo Espacial.
Os temas da conferência, dedicada à questão “Espaço: uma nova dimensão para o turismo mundial?”, irão abordar temas como o conceito do Turismo Espacial, as repercussões económicas deste novo “destino turístico”, o retorno das oportunidades criadas pela investigação tecnológica, o fascínio da experiência espacial e o futuro dos transportes aéreos.
Acontece numa altura em que o Turismo Espacial deixou de ser um sonho e já foram realizados os primeiros voos de teste com as primeiras naves construídas para o efeito. Na Europa já foram anunciados os planos de desenvolvimento de uma nave para responder à procura do Turismo Espacial por uma clientela rica, seguindo a reacção do mercado nos Estados Unidos.
A Organização Mundial de Turismo reforça neste evento o seu compromisso, enquanto parte integrante das Nações Unidas, na luta contra as mudanças climáticas, tendo em conta que o Turismo Espacial deve demonstrar ter uma ética ambiental exemplar, nomeadamente em termos de combustíveis, de poluição sonora, de eliminação de desperdícios e de uso de materiais recicláveis.
Esta iniciativa será seguida de um colóquio de natureza técnica, na Universidade Espacial Internacional, onde os fornecedores de viagens no espaço poderão conhecer os seus clientes.

www.unwto.org.

Turismo 19/08/2008