Portugal - Tu podes

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Importância do Género como estratégia para vencer a crise no sector do Turismo é debatida na UA

Para debater «Novas forças económicas e sociais para vencer a crise: A questão do Género no sector do Turismo», o Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial organiza um workshop no dia 27 de Abril, a partir das 14h30, na Sala de Actos Académicos do edifício da Reitoria, com um painel de convidados que compreende algumas das principais áreas de emprego onde os recursos humanos do turismo se encontram a operar. A entrada é livre, sujeita, no entanto, a uma inscrição através do e-mail: degei-gentour@ua.pt.

Pretende-se com esta iniciativa discutir o papel que as mulheres com formação na área do turismo podem desempenhar para ajudar a ultrapassar a crise económica em Portugal, dado encontrarem-se em maior número e possuírem níveis mais elevados de formação.
Os participantes terão, ainda, a oportunidade de reflectir sobre a realidade actual de recursos humanos altamente especializados que o sector do turismo possui, e que são essenciais para o novo esforço económico e social de que o país necessita, e de analisar o papel central que este sector pode desempenhar para Portugal ultrapassar a actual crise económica e social.

O Turismo é um sector exportador, capaz de melhorar o défice da balança comercial, possuindo um efeito transversal muito significativo em termos económicos e sociais, que lhe permite catalisar a economia em áreas como a agricultura, indústria, serviços, património, cultura e ambiente.
O actual quadro de recursos humanos na área do turismo é altamente favorável, uma vez que possui uma elevada especialização. No entanto, verificam-se claros problemas de equidade e de subaproveitamento económico dos recursos humanos formados nesta área.
Torna-se, portanto, fundamental traçar um quadro estratégico que defina acções tendentes a mobilizar esta força de recursos humanos altamente especializados na área do turismo em direcção a novas formas de crescimento económico, de desenvolvimento social e de inovação a todos os níveis.
Realizado no âmbito de um Projecto Internacional de Investigação em curso na Universidade de Aveiro sobre Género em Turismo (GenTour), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o presente workshop vai integrar um painel de peritos que compreende algumas das principais áreas de emprego onde os recursos humanos do turismo se encontram a operar.
Cada membro do painel fará uma intervenção na qual abordará temáticas relativas à sua área de trabalho, nomeadamente em relação ao contributo que cada organização pode desempenhar para ultrapassar a actual crise; ao papel actual das mulheres que trabalham na sua organização; e às soluções que se podem aplicar para melhorar no futuro o actual quadro de participação das mulheres na sua organização e, ao mesmo tempo, criar novas forças de mobilização e energias para se ultrapassar a presente crise e garantir formas sustentáveis de crescimento para o futuro.

O programa da iniciativa pode ser consultado em  http://www.genderintourism.com/
Fonte: Ciencia PT
 
 Turismo de Portugal, 26/04/2011