Portugal - Tu podes

terça-feira, 3 de junho de 2008

Seminário de Economia e Política do Turismo em Portugal (SEPTP II)

Os produtos turísticos em Portugal são relativamente diversificados e potenciadores de estratégias de desenvolvimento a nível local e regional. Neste âmbito, revela-se como instrumento indispensável fazer-se uma inventariação rigorosa que conduza ao conhecimento dos recursos endógenos. A existência destes recursos, por sua vez, deverá ditar a vocação turística de cada município e, assim, promover o desenvolvimento de produtos turísticos de excelência, funcionando como verdadeiros dinamizadores das políticas e das estratégias sectoriais do turismo a nível local.

É neste preciso âmbito que se realizará o segundo Seminário de Economia e Política do Turismo em Portugal (SEPTP II) promovido em parceria pela Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia (ESTTS) e os municípios de Gouveia e de Seia. O SEPTP II apresenta o formato de um ciclo integrante de três abordagens: Gastronomia e Vinhos; Turismo de Aventura; Turismo de Natureza. Este ciclo de seminários realizar-se-á, respectivamente, nos dias 31 de Maio (Auditório da ESTTS), 5 de Maio (Auditório do Cine Teatro de Gouveia) e, ainda, 12 de Junho de 2008 (no auditório do Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia).

A realização deste ciclo de seminários pretende reunir a comunidade académica da ESTTS e, designadamente, do Instituto de Gouveia, das Escolas Profissionais da Serra da Estrela, da EPTOLIVA, de Trancoso e de Hotelaria de Manteigas e, ainda, de outras escolas profissionais com formação na área do turismo. Também visa convidar os profissionais do sector privado e os representantes do sector público para debaterem questões relevantes do desenvolvimento turístico a nível local, no sentido de analisar o interesse de produtos turísticos específicos, bem como as suas problemáticas e os desafios futuros.

O município de Gouveia apostou estrategicamente na marca Capital da Aventura e, no terreno, tem vindo a concretizar projectos relevantes com vista à consolidação da sua marca e a projectar o seu posicionamento a nível regional e nacional. No seguimento desta constatação, a ESTTS pretende reafirmar a importância de várias parceiras já expressas com várias instituições e empresas de Gouveia. Assim, o seminário de Turismo de Aventura abordará estudos de casos marcantes como a Empresa Municipal DLCG e a Empresa Vivaventura. Também se pretende contextualizar a estratégia seguida no contexto regional da Serra da Estrela.

A organização dos seminarios de Economia e Política do Turismo em Portugal (SEPTP II) estão a cargos do 2º de Turismo e Lazer.

Turismo 3/06/2008