Portugal - O País Mais Perto do Coração

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ação de Formação “À descoberta do Turismo Industrial”: 27 e 30 de setembro em S. João da Madeira

A Câmara Municipal de S. João da Madeira promove, nos próximos dias 27 e 30 de setembro, duas ações de formação e de sensibilização dedicadas ao Turismo Industrial. As iniciativas, com componente teórica e prática, realizam-se no Museu da Chapelaria.

Sob o tema “À Descoberta do Turismo Industrial”, arranca no dia 27 de setembro, a primeira das sessões que tem como objetivo sensibilizar os guias para o Turismo Industrial e para os seus mais variados recursos. Esta ação serve também para constituir uma bolsa de guias que poderão integrar o projeto “Circuitos pelo Património Industrial”, que a autarquia de São João da Madeira prevê lançar a curto prazo.
Esta formação tem a duração de um dia, decorrendo a componente teórica durante a manhã em sala, estando prevista para o período da tarde a vertente prática com a realização de visitas a empresas que dão corpo ao projeto “Circuitos pelo Património Industrial”. Destina-se a guias turísticos profissionais, licenciados em antropologia, sociologia e turismo, estudantes das escolas de hotelaria e turismo, associações de guias turísticos e todos os profissionais da área do trade.

As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 23 de Setembro.
“Animar e valorizar os recursos turísticos industriais” é o tema da segunda sessão de formação, agendada para o dia 30 de setembro. “O que é o Turismo Industrial”, “Património Industrial – valor seguro”, “Turismo Industrial – uma marca de prestígio de territórios e empresas”, “Custos para implementar o Turismo Industrial”, “Turismo Industrial – uma forma de marketing” e “Comercialização através de centrais de reservas” são alguns dos temas que serão abordados durante a manhã. A formação é completada à tarde com visitas às empresas, para conhecer in loco a realidade do turismo industrial.
Esta sessão de formação foi pensada para agentes de turismo interessados no turismo industrial, técnicos de turismo dos municípios, empresas envolvidas em projetos de envolvimento turístico e empresas com potencial para desenvolver este tipo de turismo, a iniciativa proporciona a aquisição de conhecimentos sobre a temática, proporcionando aos formandos informações que lhes permitam desenvolver este produto turístico nos respetivos territórios ou empresas. As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 27 de Setembro.


FORMAÇÃO TURISMO INDUSTRIAL

Museu da Chapelaria – S. João da Madeira

  • 27 Setembro - “À Descoberta do Turismo Industrial”

  • 30 Setembro - “Animação e valorização dos recursos turísticos industriais”

Horário: 9:00 às 17:30

  • Inscrições: gratuitas através do mail vandacardoso@cm-sjm.pt ou pelo fax 256 200 296

  • Ficha de inscrição: disponível em http://www.cmsjm.pt/

  • Número limite de inscrições: 50 formandos




Turismo de Portugal, 19 de Setembro 2011