Portugal - O País Mais Perto do Coração

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Douro como paisagem preferida dos portugueses.

"Estudo de avaliação da atractividade dos destinos turísticos de Portugal Continental para o mercado Interno", realizado pela Brandia Central, aponta o Douro como a paisagem "mais arrebatadora de Portugal". A marca Douro é uma das mais atractivas para os portugueses, que elegem a paisagem natural duriense como a mais arrebatadora de Portugal. A conclusão está no referido estudo, realizado durante o ano de 2010 pela Brandia Central para o Turismo de Portugal, e cujos resultados foram agora divulgados. Com uma avaliação de 21% acima da média nacional, o Douro obteve a melhor classificação. Ao falar no Douro, os portugueses destacam ainda a qualidade da oferta hoteleira e da gastronomia local. Em praticamente todas as variáveis o Douro surge acima da média nacional: além da paisagem natural (95% em relação a 79% da média), é o caso da gastronomia (86% para 76%), património histórico (83% para 74%), simpatia da população local (80% para 69%), oferta hoteleira (73% para 70%), paisagem urbana (72% para 66%) e clima (77% para 74%). A excepção é a oferta cultural e social, que, ainda assim, está ao nível médio das restantes regiões (61%). A oferta hoteleira é, de acordo com o estudo, responsável por 28% da atractividade da marca. Lê-se no documento que a região tem apostado no turismo de qualidade e, ao longo dos últimos anos, muitas foram as quintas que se transformaram em empresas e unidades turísticas, o que torna a oferta hoteleira um atractivo "per si" na medida em que potencia e gera uma experiência efectiva e única do destino. A marca posiciona-se como o terceiro destino com melhor oferta gastronómica em Portugal, 13% acima da média; e o terceiro melhor destino na simpatia das gentes, 16% acima da média, atrás do Norte e Alentejo.
António Martinho, presidente da Turismo do Douro, acredita que a análise da Brandia traz a confirmação de uma opção estratégica: "O Douro tem de continuar a aumentar o seu potencial de captação e de retenção de turistas, através de programas de animação de dinamização cultural como são o Douro Film Harvest® ou Festival das Aldeias Vinhateiras. E é muito recompensador verificar que os portugueses reconhecem no Douro um destino de excelência, com uma marca de valor forte e inconfundível, e que partilham a paixão de quem aqui vive".

Turismo de Portugal